Colegiado de Secretários de Agricultura realiza reunião na Agroplantas
quinta, 20 de março de 2025

Fonte: Reprodução
Fazendo parte da programação da 2ª Agroplantas de Laurentino, no último dia 14 ocorreu no município, a primeira reunião do Colegiado dos Secretários de Agricultura da AMAVI (COAGRI). O encontro contou com a participação dos secretários municipais de agricultura da região e demais representantes dos municípios e do Secretário de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Carlos Chiodini, e o Secretário Adjunto, Ademir Dalla Cort. Os representantes do governo do Estado detalharam a trajetória da governança em Santa Catarina e as ações realizadas até o momento, enfatizando os avanços e desafios para o setor agrícola.
Logo após, o Diretor Executivo da ARIS, Adir Faccio, apresentou temas sobre gestão hídrica e ambiental da região, como questões de água, saneamento básico, drenagem pluvial, resíduos sólidos e o Projeto Tratasan, que visa promover o tratamento e a gestão eficiente dos recursos hídricos.
A médica veterinária do CISAMAVI, Thayná Letícia Gili fez uma explanação acerca do programa SUASA, detalhando seu funcionamento e os benefícios para a gerência temática de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do CISAMAVI. A equipe da gerência temática de Meio Ambiente também esteve presente, apresentando o Projeto Viver Alto Vale, que busca integrar as ações de preservação ambiental com as necessidades das comunidades rurais.
Em seguida, o gerente regional da EPAGRI de Rio do Sul, Almir Kröger, falou sobre os serviços prestados na região, destacando as ações de extensão rural que são desenvolvidas para fortalecer o setor agrícola local. André Coelho, Gestor do Departamento Regional de Rio do Sul da CIDASC, abordou a atuação da fiscalização da companhia, apresentando as atividades realizadas, denúncias atendidas, ações corretivas e projetos em andamento.
Por último foi realizada a eleição da nova coordenação do COAGRI, que ficou assim constituída:
- Coordenador: Idalino Filhakoski de Santa Terezina
- Vice-coordenador: Nilo Graupner de Dona Emma
- Primeiro Secretário: João Batista Muller de Rio do Sul
- Segundo Secretário: Diogo Klauber de Petrolândia
Também foram eleitos os representantes para o Conselho de Inspeção: Diogo Klauber de Petrolândia, e Tiago Steiner de Presidente Getúlio, que atuarão em conjunto com os fiscais municipais e apoio ao setor agrícola.
Galeria de Fotos
Programa Viver Alto Vale realiza 1º Viver Atalanta em parceria com CISAMAVI e Prefeitura
segunda, 29 de setembro de 2025
No último sábado (27), aconteceu o 1º Viver Atalanta, uma iniciativa do Programa Viver Alto Vale em parceria com o CISAMAVI e a Prefeitura Municipal de Atalanta. Foi um dia especial de integração entre a família e o meio ambiente, destacando a importância dos valores que fortalecem nossas comunidades e cidades. Atividades, conexões e consciência ambiental marcaram esse momento de vivência e valorização da nossa região.
CISAMAVI apresenta ações ambientais em Assembleia da UCAVI
segunda, 29 de setembro de 2025
Servidores do Sistema AMAVI, por meio do CISAMAVI, participaram no último sábado (27) da Assembleia Geral da UCAVI realizada em Santa Terezinha. O encontro teve como tema "Licenças Ambientais, Fiscalização, Regras e Orientações aos Cidadãos e aos Vereadores da Região do Alto Vale do Itajaí".
Palestra com o Grupo Temático de Médicos Veterinários do Alto Vale do Itajaí aborda higienização técnica de agroindústrias
segunda, 29 de setembro de 2025
Profissionais dos serviços de inspeção municipal e da vigilância sanitária do Alto Vale participaram no dia 24 de setembro, de um treinamento sobre Higienização Técnica de Agroindústrias.
Observatório Agro e combate ao borrachudo em pauta no COAGRI
sexta, 19 de setembro de 2025
No dia 16 de setembro, na Câmara de Vereadores de Agronômica, a última reunião do COAGRI, onde a empresa Agrolíder realizou uma apresentação sobre o uso do BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) no controle de borrachudos. Durante a exposição, foram explicados os desafios de sua proliferação em áreas rurais e urbanas e o modo de ação do produto, que atua de forma biológica e seletiva sobre as larvas, sem riscos ao meio ambiente ou a outros organismos.