Licenciamento Ambiental Consorciado no Alto Vale do Itajaí

terça, 21 de janeiro de 2025

Fonte: Reprodução

Os municípios de Aurora, José Boiteux e Rio do Oeste tiveram suas competências e titularidades acerca do licenciamento ambiental, em suas respectivas localidades, reconhecidas e publicizadas em resoluções do Conselho Estadual de Meio Ambiente de Santa Catarina (CONSEMA), como já ocorre em Trombudo Central. A análise técnica dos processos será realizado pela Gerência de Meio Ambiente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde e Multifinalitário (CISAMAVI) via do modelo consorciado de licenciamento ambiental.

O reconhecimento destas competências aos municípios, além da atuação da Gerência de Meio Ambiente do CISAMAVI, é uma iniciativa que busca dar dinamismo, eficiência, preservação de recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável na região do Alto Vale do Itajaí. Tais iniciativas são possíveis via políticas ambientais municipais, capacitação de servidores municipais e integração entre municípios e o CISAMAVI que norteiam não apenas o poder público, mas também a sociedade para boas práticas e conscientização ambiental.

Pontua-se ser passíveis de licenciamento ambiental os empreendimentos de potencial poluidor local e/ou constantes em resoluções relacionadas, devendo aos empreendedores e consultores ambientais interessados em protocolar os projetos e documentos via Sistema CisAmbiental, disponível naGerência Temática do Meio Ambiente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Técnicos e prefeito de Vitor Meireles participam de apresentação sobre revisão do PGIRS

segunda, 11 de agosto de 2025

Na última sexta-feira, 09, foi a vez dos técnicos e do prefeito de Vitor Meireles conhecerem melhor o processo de revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), desenvolvido pelo consórcio CISAMAVI. A apresentação foi realizada pelo engenheiro sanitarista e ambiental da AMAVI, Gabriel Soldatelli Murara e pela assessora jurídica do CISAMAVI, Lorena Schmidt.

AMAVI apresenta revisão do PGIRS na Câmara de Trombudo Central

terça, 05 de agosto de 2025

O engenheiro sanitarista e ambiental da AMAVI, Gabriel Soldatelli Murara, apresentou ontem, 04, na Câmara de Vereadores de Trombudo Central, o processo de revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), desenvolvido pelo consórcio CISAMAVI.

COAGRI-AMAVI discute práticas sustentáveis e apoia ovinocultores em encontro regional

sexta, 18 de julho de 2025

Na última sexta-feira, 11 de julho, o município de Santa Terezinha foi sede da reunião ordinária do Colegiado de Agricultura dos Municípios da AMAVI (COAGRI-AMAVI), reunindo gestores públicos e representantes de diversos municípios da região para discutir assuntos estratégicos relacionados ao desenvolvimento rural e à agropecuária regional.

Colegiado de Administração Tributária realiza reunião ordinária e elege nova coordenação

sexta, 18 de julho de 2025

No último dia 17 foi realizada no auditório da AMAVI, reunião ordinária do Colegiado de Administração Tributária (COAT-AMAVI). Foram apresentados e discutidos temas como diagnóstico das Administrações Tributárias Municipais, convênio entre os municípios da AMAVI; Nota Fiscal Serviços NFSe Padrão Nacional - adesão e integração; adesão e integração de dados SINTER; Cadastro Imobiliário Brasileiro; Planta de valores genéricos; Esfinge tributário; Cobrança extrajudicial e assuntos gerais.